EDITAL Nº. 001, de 08 de maio de 2015.

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE CADASTRO DE RESERVA PARA PROFESSOR/EDUCADOR, PROFESSOR DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E SOCIAL, PROFESSOR PARA O ATENDIMENTO NAS SALAS DE ACOLHIMENTO, TRADUTOR-INTÉRPRETE DE LIBRAS, COORDENADOR DE TURMAS PARA O PROGRAMA NACIONAL DE INCLUSÃO DE JOVENS – PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA, EDIÇÃO 2014.

O Secretário Estadual de Educação e da Cultura, no uso de suas atribuições legais, e de acordo com o disposto no artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal, dos preceitos específicos da Lei nº 8.745, de 09/12/1993 (DOU de 10/12/1993), torna pública a ABERTURA DE INSCRIÇÕES e estabelece normas para a realização de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO de cadastro de reserva, para a função de professor/educador, professor de qualificação profissional e social, professor para o atendimento nas salas de acolhimento, tradutor-intérprete de Libras e coordenador de turmas, com atuação específica para atuar no ensino fundamental no Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Campo – Saberes da Terra, Edição 2014, com fins de atender por tempo determinado às necessidades de excepcional interesse público deste órgão, o qual se regerá pelas Instruções Especiais contidas neste Edital e pelas demais disposições legais vigentes.

1. DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1. O processo seletivo será regido por este edital, executado pelo Núcleo de Educação do Campo e da Diversidade – NECAD, da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura – RN, por meio de Comissão designada por ato do Excelentíssimo Secretário de Educação e da Cultura, e compreenderá os municípios e as Diretorias Regionais de Educação e Cultura – DIREC, constantes no Anexo I deste Edital;

1.2. Ao candidato aprovado e contratado como Professor/Educador, Professor de Qualificação Profissional e Social, Professor para o Atendimento nas Salas de Acolhimento, Tradutor-Intérprete de Libras, ou Coordenador de Turmas, fica assegurada uma remuneração pelo período de 12 meses, conforme Anexo II, podendo ser renovada por igual período, tendo em vista a necessidade do programa e o repasse financeiro do FNDE/MEC para pagamento destes profissionais;  

1.3. As pessoas com deficiência, amparadas pelo artigo 37, inciso VIII, da Constituição Federal, e pelo artigo 5º, § 2º, da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, poderão, nos termos do presente Edital, concorrer a vagas destinadas ao cadastro reserva de pessoas com deficiência, de acordo com o disposto no Decreto nº 3.298/99, alterado pelo Decreto nº 5.296/2004, desde que as atribuições nele previstas para as atividades a serem desenvolvidas sejam compatíveis com a deficiência de que é portadora, exigindo-se que:

1.3.1. O candidato que se declarar deficiente concorrerá em igualdade de condições com os demais candidatos;

1.3.2. O candidato deverá apresentar laudo médico original, emitido nos últimos dois meses, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID - 10), bem como a provável causa da deficiência. Para esta população serão alocados até 20% (vinte por cento) das vagas que venham surgir dentro do prazo de validade da seleção;

1.3.3.  O candidato deficiente deverá entregar a documentação completa no local de inscrição conforme especificado no item 2.1 deste edital.

1.4. As informações referentes à área do conhecimento, município de concorrência, carga horária, remuneração e atribuições estão presentes nos Anexos I, II e X deste Edital;

1.5. O processo seletivo ocorrerá em Etapa Única, constituída de Análise de Currículo e Títulos, de caráter eliminatório e classificatório;

1.6. Apenas poderão concorrer para a função de Professor/Educador, Professor de Qualificação Profissional e Social, Professor para o Atendimento nas Salas de Acolhimento, Tradutor-Intérprete de Libras, ou Coordenador de Turmas deste edital os candidatos que apresentarem as seguintes qualificações:

·  Área I – Linguagem e Códigos: os candidatos que possuírem licenciatura plena em Letras ou Pedagogia, ou especialização em Educação do Campo e/ou especificidades regionais.

·  Área II – Ciências Humanas: os candidatos que possuírem licenciatura plena em História, Geografia, Ciências Sociais ou Filosofia, respectivamente, ou especialização em Educação do Campo e/ou especificidades regionais.

·  Área III – Ciências da Natureza e Matemática: os candidatos que possuírem licenciatura plena em Matemática, Física, Química ou Ciências Biológicas, respectivamente, ou especialização em Educação do Campo e/ou especificidades regionais.

·  Área IV – Ciências Agrárias: os candidatos que possuírem graduação em nível superior em Ciências Agrárias, ou tiverem concluído o técnico de nível médio em Ciências Agrárias, respectivamente.

·  Área V – Professor para o Atendimento nas Salas de Acolhimento: os candidatos com formação mínima em nível médio na Modalidade Normal (Pedagógico); conhecimentos básicos em desenvolvimento infantil.

·  Área VI – Tradutor-Intérprete de Libras: os candidatos com certificado em ProLibras ou licenciatura em Letra/Libras.

·  Área VII – Coordenador de Turmas: os candidatos que possuírem licenciatura plena ou especialização em Educação do Campo e/ou especificidades regionais.

1.7. Todos os candidatos deverão ter disponibilidade para trabalhar em regime de alternância e ter também disponibilidade de tempo para participar da formação inicial e continuada, do planejamento e execução das atividades previstas, conforme declaração dos Anexos III e IV.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. As inscrições serão realizadas no período de 11 a 15 de maio de 2015, das 8h às 17h30, exclusivamente de forma presencial, na Secretaria de Estado da Educação e da Cultura – SEEC, auditório Profª Angélica Moura – localizado no Centro Administrativo – BR 101, Bloco 01, térreo, Lagoa Nova – Natal/RN, observando o horário oficial local;

2.2. As inscrições serão gratuitas;

2.3. Para se inscrever, os candidatos deverão observar os seguintes procedimentos:

a) Acessar o site da SEEC www.educacao.rn.gov.br no qual estarão disponíveis o Edital e o Formulário de Inscrição (Anexo VI);

b) Preencher integramente o Formulário de Inscrição, de acordo com as instruções constantes nele;

c) Imprimir o Formulário de Inscrição preenchido.

2.4. O currículo comprovado deverá ser entregue no endereço indicado no item 2.1 deste edital, no ato da inscrição.

2.4. Cada candidato poderá concorrer a apenas uma das vagas do processo Seletivo Simplificado de que trata o presente Edital.

2.5. Poderão se inscrever para esta seleção candidatos (as) que atendam aos seguintes aspectos:

a) Ter a graduação exigida para a função, de acordo com este Edital;

b) Ter idade mínima de 18 anos completos;

c) Comprove disponibilidade para a função.

2.6. São documentos necessários:

a)       Formulário de Inscrição preenchido (Anexo VI);

b)       Declaração disponibilidade para o exercício das funções objeto deste edital (Anexos III e IV);

c)       Cópia do RG e CPF para comprovação;

d)       Curriculum Vitae devidamente comprovado e devidamente assinado pelo candidato (Anexo V);

e)       01 foto 3x4;

f)        Comprovante de endereço;

g)       Diploma da graduação na área em que está se candidatando, expedido por Instituição de Ensino reconhecida pelo Ministério da Educação;

h)       Declaração de quitação eleitoral;

i)        Comprovação da experiência exigida para a função pretendida.

Todos estes documentos deverão ser preenchidos e entregues na SEEC, conforme o item 2.1.

2.7. A falta ou rasura de algum documento comprobatório exigido para a inscrição é de inteira responsabilidade do candidato e, portanto, não serão aceitos recursos interpostos fora do prazo, nem complementação de documentação.

2.8. Todo o processo do certame está previsto no cronograma, conforme Anexo IX.

3. DO PROCESSO SELETIVO

3.1. A seleção ocorrerá mediante análise curricular/títulos, cuja nota será de 0 (zero) a 10 (dez) pontos;

3.2. Os Títulos dos candidatos serão analisados pela Comissão responsável pelo certame, de acordo com a função pleiteada, conforme Anexos VII-A, VII-B, VII-C, VII-D e VII-E;

3.3. Não serão avaliados os títulos e a documentação exigida dos candidatos que não entregaram no prazo estabelecido neste edital;

3.4. Deverão ser apresentados somente os títulos e documentos comprobatórios, correspondentes aos critérios estabelecidos nos Anexos VII-A,

VII-B, VII-C, VII-D e VII-E;

3.5. Não serão aceitos documentos incompletos para comprovação de quais- quer dos itens da Tabela de Pontuação dos Anexos VII-A,VII-B, VII-C, VII-D e VII-E;

3.6. Ocorrendo empate na classificação dos candidatos, o desempate dar-se-á, pela ordem, a favor do candidato que:

1º) Apresentar maior contagem de pontos, no componente Experiência Profissional junto ao campo, conforme a tabela de pontos;

2º) Apresentar maior contagem de pontos no item Atualização Profissional, conforme a tabela de pontos;

3º) Apresentar maior contagem de pontos no componente Formação Acadêmica, conforme a tabela de pontos;

4º) Possuir maior idade.

3.7. Não será fornecida ao candidato declaração de classificação, valendo para este fim a lista dos classificados publicada pelo Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte;

3.8. Será classificado o candidato que atingir a pontuação mínima de 60% (sessenta por cento) dos pontos;

3.9. A lista de classificação será divulgada no site www.educacao.rn.gov.br  e no diário oficial do estado.

4. DOS RECURSOS

 4.1. Será admitido um único recurso para cada candidato, relativo à divulgação do resultado da análise curricular, desde que devidamente fundamentado com as justificativas para impugnação, dirigido à Comissão Organizadora do Certame;

4.2. Será concedido prazo para a interposição de recursos até 48 (quarenta e oito) horas após a publicação do resultado preliminar por meio do preenchimento do Formulário de Recurso (Anexo VIII), não sendo admitido, em nenhuma hipótese, recurso interposto fora do prazo ou que não seja fundamentado. Os recursos deverão ser entregues à Comissão Organizadora do Certame, no auditório Profª Angélica Moura, localizado no Centro Administrativo – BR 101, Bloco 01, térreo, Lagoa Nova – Natal/RN, conforme modelo Anexo VIII;

4.3. O resultado do recurso será divulgado no prazo de 48 horas e será publicado no site www.educacao.rn.gov.br.

4.4. O resultado final da Seleção será encaminhado ao Sr. Secretário de Estado da Educação e da Cultura do RN pela Comissão para homologação e publicação no site da SEEC-RN e no diário oficial do estado;

4.5. Após o resultado final, os candidatos serão convocados, por meio do Diário Oficial do Estado, para comparecer à DIREC de sua jurisdição para efetivação do contrato temporário, mediante as necessidades do programa.

5. DOS REQUISITOS PARA CONTRATAÇÃO

5.1. A convocação para contratação obedecerá, rigorosamente, a ordem de classificação dos candidatos e será efetuada de acordo com a necessidade do Programa Projovem Campo – Saberes da Terra, Edição 2014;

5.2. A celebração do contrato com a SEEC-RN está condicionada ao preenchimento dos seguintes requisitos:

5.2.1 Ser brasileiro e gozar das prerrogativas previstas no art. 12, § 1º, da Constituição Federal;

5.2.2. Comprovar sua regularidade eleitoral, apresentando Certidão de Regularidade emitida pelo Tribunal Regional Eleitoral da jurisdição de seu local de votação;

5.2.3. Apresentar Certificado de Reservista, em caso de candidato do sexo masculino;

5.2.4. No caso de estrangeiro, o candidato deverá comprovar permanência regular e definitiva no país, nos termos da legislação em vigor;

5.2.5. Entregar nas DIREC cópia dos seguintes documentos:

a) RG;

b) CPF;

c) Comprovante de residência atualizado;

d) Comprovante de quitação eleitoral;

e) PIS/PASEP/NIT;

f) Certidão de Nascimento/Casamento;

g) Certificado de Reservista, para os candidatos do sexo masculino;

h) Certificado de Quitação Eleitoral;

i) Diploma, Certificado ou Atestado como histórico escolar da habilitação exigida para o exercício do cargo;

j) Ter registro no órgão de classe, quando for o caso, para o professor de qualificação profissional (Ciências Agrárias);

i) Conta Bancária (Banco do Brasil).

As cópias exigidas no item 5.2.5 deverão ser entregues no ato da contratação desde que sejam apresentados os originais.

5.3 Os candidatos classificados deverão:

a) Ter disponibilidade para trabalhar em regime de alternância e ter também disponibilidade de tempo para participar da formação inicial e continuada, do planejamento e da execução das atividades previstas;

b) Residir no território onde a escola está situada;

c) Ter disponibilidade para realizar acompanhamento do estudante durante a realização do Tempo Comunidade, no desenvolvimento dos projetos pedagógicos;

d) Possuir habilidade na realização de trabalhos coletivos e interdisciplinares.

5.4. A contratação do Professor/Educador, Professor de Qualificação Profissional e Social, Professor para o Atendimento nas Salas de Acolhimento, Tradutor-Intérprete de Libras, ou Coordenador de Turmas, terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período, conforme a necessidade do programa e o repasse financeiro do FNDE/MEC para pagamento destes profissionais; 

5.5. A contratação estará condicionada ao atendimento da legislação específica, bem como ao interesse e necessidade da SEEC-RN;

5.6. É obrigatória a participação no Curso de Formação Inicial e Continuada que ocorrerá mensalmente, sob pena de desligamento;

6. DA VALIDADE

6.1. O Processo Seletivo Simplificado terá validade pelo tempo que durar o Programa ou em conformidade com as necessidades da demanda do Projovem Campo – Saberes da Terra – Edição 2014.

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1. Após o término do contrato temporário, o candidato será desvinculado automaticamente do programa;

7.2. A inscrição nesta seleção implicará na aceitação tácita das normas estabelecidas neste Edital e das Normas Específicas, expedientes dos quais não se poderão alegar desconhecimento;

7.3. A contratação dos classificados será efetuada mediante formação de turmas no seu respectivo município, bem como da necessidade do Programa Projovem Campo – Saberes da Terra, Edição 2014;

7.4. O candidato convocado para contratação que não comparecer no prazo determinado será considerado desistente, sendo automaticamente excluído do processo, convocando-se, pois, o candidato subsequente da relação do cadastro reserva;

 7.5. Os candidatos não aprovados poderão retirar sua documentação, no prazo de 30 (trinta) dias, contados a partir da homologação desta Seleção;

7.6. Ocorrendo abandono da sala de aula por parte dos estudantes ou o não cumprimento das atribuições e da carga horária exigida pelo Programa, por  parte dos profissionais, o contrato poderá ser rescindido antecipadamente;

7.7. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do certame, à luz da legislação pertinente;

7.8. Todas as questões referentes a este certame serão resolvidas, exclusivamente, pela Comissão do certame. Informações por meio dos seguintes telefones: 3232-1435 / 3232-1420.

Natal, 08 de maio de 2015.

FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES

Secretário de Estado da Educação e da Cultura

 

ANEXO I

DIREC

MUNICÍPIO

PROFESSOR / EDUCADOR

 VAGAS / ÁREA DO CONHECIMENTO

ÁREA I

.Letras

.Inglês .Espanhol .Pedagogia

ÁREA II

.História

.Geografia

.Filosofia

.Ciências Sociais

ÁREA III

.Matemática

.Química

.Física

.Biologia

INTÉRPRETE DE LIBRAS

 

PROFESSOR PARA ATENDIMENTO NAS SALAS DE ACOLHIMETO

 . Educação Infantil

CARGA HORÁRIA

Macaíba

X

X

X

X

X

20

Goianinha

X

X

X

X

X

20

Boa Saúde

X

X

X

X

X

20

Espírito Santo

X

X

X

X

X

20

Jundiá

X

X

X

X

X

20

Lagoa D’anta

X

X

X

X

X

20

Santo Antônio

X

X

X

X

X

20

São José de Campestre

X

X

X

X

X

20

Serra de São Bento

X

X

X

X

X

20

Ielmo Marinho

X

X

X

X

X

20

Sen. Elói de souza

X

X

X

X

X

20

Ceará-MIrim

X

X

X

X

X

20

São Miguel do Gostoso

X

X

X

X

X

20

Touros

X

X

X

X

X

20

Macau

X

X

X

X

X

20

Porto do Mangue

X

X

X

X

X

20

Campo Redondo

X

X

X

X

X

20

Cel. Ezequiel

X

X

X

X

X

20

Jaçanã

X

X

X

X

X

20

Japi

X

X

X

X

X

20

Santa Cruz

X

X

X

X

X

20

Lajes Pintadas

X

X

X

X

X

20

São Bento do Trairi

X

X

X

X

X

20

Cerro Corá

X

X

X

X

X

20

Currais Novos

X

X

X

X

X

20

Equador

X

X

X

X

X

20

Lagoa Nova

X

X

X

X

X

20

Parelhas

X

X

X

X

X

20

Ten. Laurentino Cruz

X

X

X

X

X

20

10ª

Caicó

X

X

X

X

X

20

Jucurutu

X

X

X

X

X

20

Ouro Branco

X

X

X

X

X

20

11ª

Assu

X

X

X

X

X

20

Carnaubais

X

X

X

X

X

20

São Rafael

X

X

X

X

X

20

Triunfo Potiguar

X

X

X

X

X

20

13ª

Apodi

X

X

X

X

X

20

Caraúbas

X

X

X

X

X

20

Felipe Guerra

X

X

X

X

X

20

Severiano Melo

X

X

X

X

X

20

14ª

Janduís

X

X

X

X

X

20

Martins

X

X

X

X

X

20

Patu

X

X

X

X

X

20

Umarizal

X

X

X

X

X

20

15ª

Água Nova

X

X

X

X

X

20

Alexandria

X

X

X

X

X

20

Cel. João Pessoa

X

X

X

X

X

20

Encanto

X

X

X

X

X

20

Francisco Dantas

X

X

X

X

X

20

José da Penha

X

X

X

X

X

20

Pau dos Ferros

X

X

X

X

X

20

Portalegre

X

X

X

X

X

20

Rafael Fernandes

X

X

X

X

X

20

São Francisco do Oeste

X

X

X

X

X

20

16ª

João Câmara

X

X

X

X

X

20

 

 

 

Continuação do Anexo I

 

DIREC

MUNICÍPIO

PROFESSOR / TÉCNICO

CARGA HORÁRIA

ÁREA DE ATUAÇÃO  / VAGAS

CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Macaíba

X

20

Goianinha

X

20

Boa Saúde

X

20

Espírito Santo

X

20

Jundiá

X

20

Lagoa D’anta

X

20

Santo Antônio

X

20

São José de Campestre

X

20

Serra de São Bento

X

20

Ielmo Marinho

X

20

Sen. Elói de souza

X

20

Ceará-MIrim

X

20

São Miguel do Gostoso

X

20

Touros

X

20

Macau

X

20

Porto do Mangue

X

20

Campo Redondo

X

20

Cel. Ezequiel

X

20

Jaçanã

X

20

Japi

X

20

Santa Cruz

X

20

Lajes Pintadas

X

20

São Bento do Trairi

X

20

Cerro Corá

X

20

Currais Novos

X

20

Equador

X

20

Lagoa Nova

X

20

Parelhas

X

20

Ten. Laurentino Cruz

X

20

10ª

Caicó

X

20

Jucurutu

X

20

Ouro Branco

X

20

11ª

Assu

X

20

Carnaubais

X

20

São Rafael

X

20

Triunfo Potiguar

X

20

13ª

Apodi

X

20

Caraúbas

X

20

Felipe Guerra

X

20

Severiano Melo

X

20

14ª

Janduís

X

20

Martins

X

20

Patu

X

20

Umarizal

X

20

15ª

Água Nova

X

20

Alexandria

X

20

Cel. João Pessoa

X

20

Encanto

X

20

Francisco Dantas

X

20

José da Penha

X

20

Pau dos Ferros

X

20

Portalegre

X

20

Rafael Fernandes

X

20

São Francisco do Oeste

X

20

16ª

João Câmara

X

20

 

 

Continuação do ANEXO I

 

DIREC

MUNICÍPIO

COORDENADOR DE TURMAS

CARGA HORÁRIA

ÁREA DE ATUAÇÃO / VAGAS

PEDAGOGIA OU LICENCIATURA PLENA

Macaíba

X

20

Goianinha

X

20

Boa Saúde

X

20

Espírito Santo

X

20

Jundiá

X

20

Lagoa D’anta

X

20

Santo Antônio

X

20

São José de Campestre

X

20

Serra de São Bento

X

20

Ielmo Marinho

X

20

Sen. Elói de souza

X

20

Ceará-MIrim

X

20

São Miguel do Gostoso

X

20

Touros

X

20

Macau

X

20

Porto do Mangue

X

20

Campo Redondo

X

20

Cel. Ezequiel

X

20

Jaçanã

X

20

Japi

X

20

Santa Cruz

X

20

Lajes Pintadas

X

20

São Bento do Trairi

X

20

Cerro Corá

X

20

Currais Novos

X

20

Equador

X

20

Lagoa Nova

X

20

Parelhas

X

20

Ten. Laurentino Cruz

X

20

10ª

Caicó

X

20

Jucurutu

X

20

Ouro Branco

X

20

11ª

Assu

X

20

Carnaubais

X

20

São Rafael

X

20

Triunfo Potiguar

X

20

13ª

Apodi

X

20

Caraúbas

X

20

Felipe Guerra

X

20

Severiano Melo

X

20

14ª

Janduís

X

20

Martins

X

20

Patu

X

20

Umarizal

X

20

15ª

Água Nova

X

20

Alexandria

X

20

Cel. João Pessoa

X

20

Encanto

X

20

Francisco Dantas

X

20

José da Penha

X

20

Pau dos Ferros

X

20

Portalegre

X

20

Rafael Fernandes

X

20

São Francisco do Oeste

X

20

16ª

João Câmara

X

20

 

ANEXO II

FUNÇÃO E REMUNERAÇÃO

FUNÇÃO

REMUNERAÇÃO (R$)

Professor/Educador das Áreas do Conhecimento: Linguagens e Códigos; Ciências Humanas; Ciências da Natureza e Matemática.

1.342,00

Técnico de Qualificação Profissional e Social – na área de Ciências Agrárias

900,00

Educador  para o Atendimento nas Salas de Acolhimento

788,00

Tradutor-Intérprete de Libras

900,00

Coordenador de Turmas

1.500,00

 

ANEXO III

 DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE

EDITAL Nº XX/2015 - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFESSOR/EDUCADOR, PROFESSOR PARA O ATENDIMENTO NAS SALAS DE ACOLHIMENTO, TRADUTOR- INTÉRPRETE DE LIBRAS, COORDENADOR DE TURMAS, PARA  ATUAREM NO PROGRAMA PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA, EDIÇÃO 2014, ENSINO FUNDAMENTAL/EJA COM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA AGRICULTORES FAMILIARES.

DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE

 

Função Pretendida: ______________________________________________(identificação da função)

 

 

De: ______________________________________________________________

(Nome do candidato completo sem abreviações)

 

 

 

 

Declaro para os devidos fins, junto à Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, que não possuo vínculo empregatício de cargo, emprego ou função em quaisquer Órgãos ou Poderes da Administração Pública Direta ou Indireta, nos âmbitos federal, estadual ou municipal, na presente data, ressalvadas as hipóteses permitidas de acumulação prevista no artigo 37, inciso XVI, da Constituição Federal de 1988, e tenho disponibilidade para o exercício do cargo de Professor/Educador, Professor para o Atendimento nas Salas de Acolhimento, Tradutor-Intérprete de Libras, Coordenador de Turmas em tempo integral, ou seja, 20 horas semanais durante o período de vigência do Programa Projovem Campo – Saberes da Terra, Edição 2014.

Estou ciente de que a não veracidade das informações por mim prestadas implicará no cancelamento do contrato de trabalho.

 

 

Local:______________________________ Data: ______/______/2015.

 

 

__________________________________________________________________________

 

(Assinatura do Declarante)

Nome completo do candidato sem abreviações

(Números de Documentos de Identificação – RG/CPF)

 

 

ANEXO IV

 DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE

EDITAL Nº XX/2015 - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFESSOR DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E SOCIAL PARA ATUAREM NO PROGRAMA PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA, EDIÇÃO 2014, ENSINO FUNDAMENTAL/EJA COM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA AGRICULTORES FAMILIARES.

 

 

DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE

 

 

 

 

Função Pretendida: ______________________________________________(identificação da função)

 

 

 

 

De: ______________________________________________________________

(Nome do candidato completo sem abreviações)

 

 

 

 

Declaro para os devidos fins, junto à Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, que não possuo vínculo empregatício de cargo, emprego ou função em quaisquer Órgãos ou Poderes da Administração Pública Direta ou Indireta, nos âmbitos federal, estadual ou municipal, na presente data, ressalvadas as hipóteses permitidas de acumulação prevista no artigo 37, inciso XVI, da Constituição Federal de 1988, e tenho disponibilidade para o exercício do cargo de Professor de Qualificação Profissional e Social em tempo integral, ou seja, 20 horas semanais durante o período de vigência do Programa Projovem Campo – Saberes da Terra, Edição 2014.

Estou ciente de que a não veracidade das informações por mim prestadas implicará no cancelamento do contrato de trabalho.

 

Local:______________________________ Data: ______/______/2015.

 

__________________________________________________________________________

 

(Assinatura do Declarante)

Nome completo do candidato sem abreviações

(Números de Documentos de Identificação – RG/CPF)

 

ANEXO V

ESTRUTURA DO CURRICULUM VITAE

O CURRICULUM VITAE DEVE SER APRESENTADO SEGUINDO OS CRITÉRIOS ABAIXO.

1.               DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PESSOAL

Identificação: (Nome completo sem abreviações, idade e estado civil)

Endereço completo:

Telefone fixo e celular:

E-mail:

2.               FORMAÇÃO ACADÊMICA  DE NÍVEL SUPERIOR

Na área de inscrição do concurso:

Título:

Instituição:

Ano de conclusão:

Em outra área:

3.               EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

- Na área de inscrição do concurso

- Em outra área

4.               ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL (cursos de no mínimo 40 horas)

             - Na área de inscrição do concurso

- Em outra área

5.         ATUAÇÃO EM MOVIMENTOS SOCIAIS

- Na área de inscrição do concurso

6.             DATADO E ASSINADO NA ÚLTIMA PÁGINA

 

ANEXO VI

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

EDITAL Nº XX/2015 - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFESSOR/EDUCADOR, PROFESSOR PARA O ATENDIMENTO DAS SALAS DE ACOLHIMENTO, TRADUTOR- INTÉRPRETE DE LIBRAS, COORDENADOR DE TURMAS E PROFESSOR DE QUALIFICAÇÃO PROFISSSIONAL PARA ATUAREM NO PROGRAMA PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA, EDIÇÃO 2014, ENSINO FUNDAMENTAL/EJA COM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA AGRICULTORES FAMILIARES.

Nº de Inscrição: ___________________

1.       DADOS PESSOAIS

NOME:

 

IDADE:

DATA DE NASCIMENTO:

____/_____/______

GÊNERO:

(   ) MASC        (    ) FEM

ENDEREÇO:

 

BAIRRO:

CIDADE:

 

CEP:

RG:

ÓRGÃO EXPEDIDOR:

 

DATA DE EXPEDIÇÃO:

CPF:

PIS/PASEP:

 

 

 

GRAU DE INSTRUÇÃO: (   ) SUPERIOR    (   ) MÉDIO/CURSO: __________________________________________

 

TELEFONE FIXO:

TELEFONES MÓVEIS:

E-MAIL:

 

 

2.       LOCAL PARA CONCORRER A VAGA/ÁREA DESEJADA:

DIREC

MUNICÍPIO

ÁREA DE CONHECIMENTO

GRADUAÇÃO

 

 

 

 

 

 

3.       DOCUMENTAÇÃO:

 

Formulário de Inscrição devidamente preenchido, conforme Anexo I, do Edital nº XX/2015 – SEEC - Projovem Campo Saberes da Terra, Edição 2014

 

Foto

 

Documento oficial de Identidade

 

Comprovante de Inscrição no Cadastro de Pessoa Física/CPF

 

Comprovante de residência

 

Comprovante de Quitação Eleitoral

 

Currículo atualizado, conforme Anexo V, do Edital XX/2015 – SEEC - Projovem Campo – Saberes da Terra, Edição 2014, com respectivos documentos comprobatórios

 

Diploma da graduação na área em que está se candidatando, expedido por Instituição de Ensino reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC

 

Declaração de Disponibilidade para o exercício da função objeto do Edital nº xxxx/2015, SEEC - Projovem Campo – Saberes da Terra, Edição 2014 (Anexos III e IV)

 

Comprovação da experiência profissional exigida para a função

(   ) EJA         (    ) EJA – Projovem Campo        (    ) Atuação docente em Centro de Educação Familiar por alternância e/ou centros de formação e escolas que atuam em formação específica para o campo

 (    ) Atuação em projetos voltados para a Educação do Campo

 

 

4.       PORTADOR DE DEFICICENCIA:

NÃO (    )

SIM (   )     Qual?  ________________________________________________

5.       DECLARAÇÃO:

Declaro serem verdadeiras todas as informações prestadas e ter conhecimento das exigências previstas no Edital nº XX/2015, do Processo Seletivo Simplificado da SEEC - Projovem Campo – Saberes da Terra, Edição 2014, inclusive que a carga horária semanal porventura realizada em cargo, emprego ou função pública fora da qual estou concorrendo tem limite máximo de 20h semanais, conforme art. 10, da Resolução CD/FNDE nº 60, de 09/11/2011.

 

Natal (RN) _______ de __________________________ de 2015.

 

                                                                                                              _______________________________________

                                                                                                                     Assinatura do Candidato

 

___________________________________________________________________________________________

Responsável pela inscrição

 

ANEXO VII - A

TABELA DE PONTOS (PROFESSOR/EDUCADOR)

COMPONENTES

DE

 

CURRICULUM

VITAE

VALOR DOS COMPONENTES CURRICULARES

NA ÁREA DO CONCURSO

DOCUMENTO COMPROBATÓRIO

PONTOS OBITIDOS

Nº DE PONTOS POR QUALIFICAÇÃO

LIMITE MÁXIMO DE PONTOS

1 - FORMAÇÃO ACADÊMICA/ESCOLARIDADE

1.1 Mestrado ou Doutorado

1,0

1,0

Certificado ou Certidão acompanhada de histórico

 

1.2 Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu na área de conhecimento para a qual se inscreveu )

1,0

1,0

Certificado ou Certidão acompanhada de histórico

 

1.3 Graduação

1,0

1,0

Diploma ou certidão acompanhada de histórico

 

TOTAL DE PONTOS

3,0

3,0

 

 

2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

2.1 Exercício de função docente em Educação de Jovens e Adultos - EJA, devidamente comprovada nos últimos 03 (três) anos

0,5

0,5

Declaração devidamente assinada e carimbada em papel timbrado, com data de no máximo 30 (trinta) dias anterior a inscrição

 

2.2 Exercício de função docente em Educação de Jovens e Adultos no programa Projovem Campo devidamente comprovada por no mínimo 02 (dois) anos

1,0

1,0

Declaração devidamente assinada e carimbada em papel timbrado, com data de no máximo 30 (trinta) dias anterior a inscrição

 

2.3 Atuação docente em Centro de Educação Familiar, por alternância e/ou centros de formação e escolas que atuam em formação específica para o Campo (Nas áreas de agricultura familiar e da reforma agrária)

1,0

1,0

Declaração devidamente assinada e carimbada em papel timbrado, com data de no máximo 30 (trinta) dias anterior a inscrição

 

2.4 Atuação em projetos voltados para a Educação do Campo, agricultores familiares e assentados na Reforma Agrária

0,5

0,5

Declaração devidamente assinada e carimbada em papel timbrado, com data de no máximo 30 (trinta) dias anterior a inscrição, ou certificado

 

TOTAL DE PONTOS

3,0

3,0

 

 

3. ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL

3.1  Curso de informática básica

0,5

0,5

Certificado ou declaração da instituição com data atualizada

 

3.2  Curso de Formação em Pedagogia da Alternância de, no mínimo, 40 horas

1,0

1,0

Certificado ou declaração da instituição com data atualizada

 

3.3 Participação em atividades de jovens e adultos no campo

0,5

0,5

Certificado ou declaração da instituição com data atualizada

 

TOTAL DE PONTOS

2,0

2,0

 

 

4. ATUAÇÃO EM MOVIMENTOS SOCIAIS

4.1 Atuação em projetos e movimentos sociais com jovens do campo, nos últimos 03 (três) anos

1,0

 

1,0

Certificado ou declaração da instituição com data atualizada

 

4.2 Participação em movimentos sociais e/ou associações comunitárias, nos últimos 03 (três) anos

1,0

 

1,0

Certificado ou declaração da instituição com data atualizada

 

TOTAL DE PONTOS

2,0

2,0

 

 

TOTAL GERAL DE PONTOS

10

10

 

 

 

ANEXO VII - B

TABELA DE PONTOS (PROFESSOR DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL)

COMPONENTES

DE

 

CURRICULUM

VITAE

VALOR DOS COMPONENTES CURRICULARES

NA ÁREA DO CONCURSO

DOCUMENTO COMPROBATÓRIO

PONTOS OBITIDOS

Nº DE PONTOS POR QUALIFICAÇÃO

LIMITE MÁXIMO DE PONTOS

1 - FORMAÇÃO ACADÊMICA/ESCOLARIDADE

1.1 Mestrado ou Doutorado

1,0

1,0

Certificado ou Certidão acompanhada de histórico

 

1.2 Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu na área de conhecimento para a qual se inscreveu )

1,0

1,0

Diploma ou certidão acompanhada de histórico

 

1.3 Graduação

1,0

1,0

Diploma ou certidão acompanhada de histórico

 

1.4 Formação Técnica de Nível Médio em Ciências Agrárias

0,5

0,5

Diploma ou certidão acompanhada de histórico

 

TOTAL DE PONTOS

3,5

3,5

 

 

2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

2.1 Exercício de função docente em Educação de Jovens e Adultos no programa Projovem Campo devidamente comprovada por no mínimo 02 (dois) anos

1,0

1,0

Declaração devidamente assinada e carimbada em papel timbrado, com data de no máximo 30 (trinta) dias anterior a inscrição

 

2.2  Exercício de monitoria

0,5

0,5

Declaração devidamente assinada e carimbada em papel timbrado, com data de no máximo 30 (trinta) dias anterior a inscrição

 

2.3 Atuação docente em Centro de Educação Familiar, por alternância e/ou centros de formação e escolas que atuam em formação específica para o Campo (Nas áreas de agricultura familiar e da reforma agrária)

1,0

1,0

Declaração devidamente assinada e carimbada em papel timbrado, com data de no máximo 30 (trinta) dias anterior a inscrição

 

2.4 Atuação em projetos voltados para a Educação do Campo, agricultores familiares e assentados na Reforma Agrária

0,5

0,5

Declaração devidamente assinada e carimbada em papel timbrado, com data de no máximo 30 (trinta) dias anterior a inscrição, ou certificado

 

TOTAL DE PONTOS

3,0

3,0

 

 

3. ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL

3.1  Curso de informática básica

0,5

0,5

Certificado ou declaração da instituição com data atualizada

 

3.2 Curso com carga horária igual ou superior a 80 horas e inferior a 180 horas com aproveitamento comprovado

0,5

0,5

Certificado ou declaração da instituição com data atualizada

 

3.2 Curso de Formação em Pedagogia da Alternância de, no mínimo, 40 horas

1,0

1,0

Certificado ou declaração da instituição com data atualizada

 

TOTAL DE PONTOS

2,0

2,0

 

 

4. ATUAÇÃO EM MOVIMENTOS SOCIAIS

4.2 Participação em movimentos sociais e/ou associações comunitárias, nos últimos 03 (três) anos

1,5

1,5

Certificado ou declaração da instituição com data atualizada

 

TOTAL DE PONTOS

1,5

1,5

 

 

TOTAL GERAL DE PONTOS

10

10

 

 

 

ANEXO VII - C

TABELA DE PONTOS (INTERPRETE/TRADUTOR DE LIBRAS)

COMPONENTES

DE

 

CURRICULUM

VITAE

VALOR DOS COMPONENTES CURRICULARES

NA ÁREA DO CONCURSO

DOCUMENTO COMPROBATÓRIO

PONTOS OBITIDOS

Nº DE PONTOS POR QUALIFICAÇÃO

LIMITE MÁXIMO DE PONTOS

1 - FORMAÇÃO ACADÊMICA/ESCOLARIDADE

1.1 Mestrado ou Doutorado

1,0

1,0

Certificado ou Certidão acompanhada de histórico

 

1.2 Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu na área de conhecimento para a qual se inscreveu )

0,5

0,5

Diploma ou certidão acompanhada de histórico

 

1.3 Graduação

1,0

1,0

Diploma ou certidão acompanhada de histórico

 

1.4 Certificado em Prolibras ou Licenciatura em Letras/Libras

1,0

1,0

Diploma ou certidão acompanhada de histórico

 

TOTAL DE PONTOS

3,5

3,5

 

 

2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

2.1 Exercício de função docente em Educação de Jovens e Adultos no programa Projovem Campo devidamente comprovada por no mínimo 02 (dois) anos

1,0

1,0

Declaração devidamente assinada e carimbada em papel timbrado, com data de no máximo 30 (trinta) dias anterior a inscrição

 

2.2  Experiência como tradutor/interprete de Libras

1,0

1,0

Declaração devidamente assinada e carimbada em papel timbrado, com data de no máximo 30 (trinta) dias anterior a inscrição

 

2.3 Atuação docente em Centro de Educação Familiar, por alternância e/ou centros de formação e escolas que atuam em formação específica para o Campo (Nas áreas de agricultura familiar e da reforma agrária)

1,0

1,0

Declaração devidamente assinada e carimbada em papel timbrado, com data de no máximo 30 (trinta) dias anterior a inscrição

 

2.4 Atuação em projetos voltados para a Educação do Campo, agricultores familiares e assentados na Reforma Agrária

0,5

0,5

Declaração devidamente assinada e carimbada em papel timbrado, com data de no máximo 30 (trinta) dias anterior a inscrição, ou certificado

 

TOTAL DE PONTOS

3,5

3,5

 

 

3. ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL

3.1 Curso com carga horária igual ou superior a 80 horas e inferior a 180 horas com aproveitamento comprovado

1,0

1,0

Certificado ou declaração da instituição com data atualizada

 

3.2 Curso de Formação em Pedagogia da Alternância de, no mínimo, 40 horas

1,0

1,0

Certificado ou declaração da instituição com data atualizada

 

TOTAL DE PONTOS

2,0

2,0

 

 

4. ATUAÇÃO EM MOVIMENTOS SOCIAIS

4.2 Participação em movimentos sociais e/ou associações comunitárias, nos últimos 03 (três) anos

1,0

1,0

Certificado ou declaração da instituição com data atualizada

 

TOTAL DE PONTOS

1,0

1,0

 

 

TOTAL GERAL DE PONTOS

10

10

 

 

 

ANEXO VII - D

TABELA DE PONTOS (PROFESSOR/EDUCADOR PARA ATENDIMENTO NAS SALAS DE ACOLHIMENTO)

COMPONENTES

DE

 

CURRICULUM

VITAE

VALOR DOS COMPONENTES CURRICULARES

NA ÁREA DO CONCURSO

DOCUMENTO COMPROBATÓRIO

PONTOS OBITIDOS

Nº DE PONTOS POR QUALIFICAÇÃO

LIMITE MÁXIMO DE PONTOS

1 - FORMAÇÃO ACADÊMICA/ESCOLARIDADE

1.1 Mestrado ou Doutorado

1,0

1,0

Certificado ou Certidão acompanhada de histórico

 

1.2 Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu na área de conhecimento para a qual se inscreveu )

1,0

1,0

Diploma ou certidão acompanhada de histórico

 

1.3 Graduação

1,0

1,0

Diploma ou certidão acompanhada de histórico

 

1.4 Formação em Nível Médio na modalidade NORMAL

0,5

0,5

Diploma ou certidão acompanhada de histórico

 

TOTAL DE PONTOS

3,5

3,5

 

 

2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

2.1 Exercício de função docente em Educação Infantil em no mínimo 02 (dois) anos

1,5

1,5

Declaração devidamente assinada e carimbada em papel timbrado, com data de no máximo 30 (trinta) dias anterior a inscrição

 

2.3 Atuação docente em Centro de Educação Familiar, por alternância e/ou centros de formação e escolas que atuam em formação específica para o Campo (Nas áreas de agricultura familiar e da reforma agrária)

1,5

1,5

Declaração devidamente assinada e carimbada em papel timbrado, com data de no máximo 30 (trinta) dias anterior a inscrição

 

TOTAL DE PONTOS

3,0

3,0

 

 

3. ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL

3.1 Curso com carga horária igual ou superior a 80 horas e inferior a 180 horas com aproveitamento comprovado

1,0

1,0

Certificado ou declaração da instituição com data atualizada

 

3.2 Curso de Formação em Pedagogia da Alternância de, no mínimo, 40 horas

1,0

1,0

Certificado ou declaração da instituição com data atualizada

 

3.2 Participação em atividades ligadas a Educação Infantil

0,5

0,5

Certificado ou declaração da instituição com data atualizada

 

TOTAL DE PONTOS

2,5

2,5

 

 

4. ATUAÇÃO EM MOVIMENTOS SOCIAIS

4.2 Participação em movimentos sociais e/ou associações comunitárias, nos últimos 03 (três) anos

1,0

1,0

Certificado ou declaração da instituição com data atualizada

 

TOTAL DE PONTOS

1,0

1,0

 

 

TOTAL GERAL DE PONTOS

10

10

 

 

 

ANEXO VII - E

TABELA DE PONTOS (COORDENADOR DE TURMAS)

COMPONENTES

DE

 

CURRICULUM

VITAE

VALOR DOS COMPONENTES CURRICULARES

NA ÁREA DO CONCURSO

DOCUMENTO COMPROBATÓRIO

PONTOS OBITIDOS

Nº DE PONTOS POR QUALIFICAÇÃO

LIMITE MÁXIMO DE PONTOS

1 - FORMAÇÃO ACADÊMICA/ESCOLARIDADE

1.1 Mestrado ou Doutorado

1,0

1,0

Certificado ou Certidão acompanhada de histórico

 

1.2 Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu na área de conhecimento para a qual se inscreveu )

1,0

1,0

Certificado ou Certidão acompanhada de histórico

 

1.3 Graduação

1,0

1,0

Diploma ou certidão acompanhada de histórico

 

TOTAL DE PONTOS

3,0

3,0

 

 

2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

2.1 Experiência em Educação de Jovens e Adultos - EJA, devidamente comprovada nos últimos 03 (três) anos

0,5

0,5

Declaração devidamente assinada e carimbada em papel timbrado, com data de no máximo 30 (trinta) dias anterior a inscrição

 

2.2 Experiência em Educação do Campo devidamente comprovada por no mínimo 02 (dois) anos

1,0

1,0

Declaração devidamente assinada e carimbada em papel timbrado, com data de no máximo 30 (trinta) dias anterior a inscrição

 

2.3 Atuação em Centro de Educação Familiar, por alternância e/ou centros de formação e escolas que atuam em formação específica para o Campo (Nas áreas de agricultura familiar e da reforma agrária)

1,0

1,0

Declaração devidamente assinada e carimbada em papel timbrado, com data de no máximo 30 (trinta) dias anterior a inscrição

 

2.4 Atuação em projetos voltados para a Educação do Campo, agricultores familiares e assentados na Reforma Agrária

1,0

1,0

Declaração devidamente assinada e carimbada em papel timbrado, com data de no máximo 30 (trinta) dias anterior a inscrição, ou certificado

 

TOTAL DE PONTOS

3,5

3,5

 

 

3. ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL

3.1  Curso de informática básica

0,5

0,5

Certificado ou declaração da instituição com data atualizada

 

3.2  Curso de Formação em Pedagogia da Alternância de, no mínimo, 40 horas

1,0

1,0

Certificado ou declaração da instituição com data atualizada

 

3.3 Participação em atividades de jovens e adultos no campo

1,0

1,0

Certificado ou declaração da instituição com data atualizada

 

TOTAL DE PONTOS

2,5

2,5

 

 

4. ATUAÇÃO EM MOVIMENTOS SOCIAIS

4.1 Atuação em projetos e movimentos sociais com jovens do campo, nos últimos 03 (três) anos

0,5

 

0,5

Certificado ou declaração da instituição com data atualizada

 

4.2 Participação em movimentos sociais e/ou associações comunitárias, nos últimos 03 (três) anos

0,5

 

0,5

Certificado ou declaração da instituição com data atualizada

 

TOTAL DE PONTOS

1,0

1,0

 

 

TOTAL GERAL DE PONTOS

10

10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO VIII

FORMULÁRIO DE RECURSO

NOME DO CANDIDATO:___________________________________________________________________

FORMAÇÃO:_____________________________________________________________________________

ÁREA DE CONCORRÊNCIA:__________________________________________________________________

MUNICÍPIO DE CONCORRÊNCIA:_____________________________________________________________

QUESTIONAMENTO/RECLAMAÇÃO:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

EMBASAMENTO:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

LOCAL:_______________________________________________________DATA:__________/______/2015.

____________________________________________________________

Ao (À) Presidente da Comissão do processo Seletivo Simplificado para Cadastro de Reserva de Professor/Educador, Professor de Qualificação Profissional e Social, Professor para o Atendimento das Salas de Acolhimento, Tradutor-Intérprete de Libras, Coordenador de Turmas para atuarem no Programa Projovem Campo – Saberes da Terra Edição 2014.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO IX

CRONOGRAMA

ATIVIDADE

DATA

Publicação do edital

09/05/2015

Inscrições com entrega de Currículo (devidamente comprovado)

11 e 15/05/2015

Resultado Preliminar

20/05/2015

Período para interposição de Recursos da Análise dos Currículos

20 e 21/05/2015

Resultado Final

22/05/2015

Este cronograma é uma previsão de datas para a realização de cada evento deste edital. Portanto, estará sujeito a alterações a critério da comissão organizadora.

 

ANEXO X

 

FUNÇÃO

PRÉ-REQUISITOS

ATRIBUIÇÕES

Educador das Áreas do Conhecimento

Habilitação em nível superior em Licenciatura Plena em sua aérea do conhecimento, conhecimentos básicos em informática, experiência comprovada em EJA e/ou Educação do Campo;

Disponibilidade de tempo para trabalhar em regime de alternância;

Disponibilidade para participar de processo de formação e planejamento e execução das atividades previstas;

Experiência em projetos educacionais.

Ministrar aulas na sua área de atuação, com o apoio do material didático específico do Programa,

Orientar a aprendizagem dos estudantes e a sistematização dos saberes científicos articulados com os eixos temáticos do Programa;

Orientar projetos de pesquisa, círculos de diálogos, entre outras atividades pedagógicas;

Acompanhar os estudantes no tempo comunidade na realização das atividades práticas, estudos dirigidos, pesquisas bibliográficas, pesquisas comunidades, implementação de projetos produtivos;

Promover a integração do currículo com a realidade vivenciada pelos estudantes;

Participar do Planejamento coletivo semanal;

Participar das atividades de formação inicial e de formação continuada estabelecida pelo Programa;

Atender ao calendário referente à turma em que atuará em regime de alternância (Tempo Escola e Tempo Comunidade).

Educador/Técnico de Qualificação Profissional e social

 

Habilitação em nível superior em Ciências Agrárias, ou excepcionalmente, formação técnica em nível médio na área de ciências agrárias ou reconhecido saber em agricultura familiar e vocações dos territórios, conhecimentos básicos em informática;

Disponibilidade de tempo para trabalhar em regime de alternância;

Disponibilidade para participar de processo de formação e planejamento e execução das atividades previstas;

Experiência em projetos educacionais.

 

Ministrar aulas de Qualificação Profissional específica da sua aérea;

Orientar o estudo das ocupações e transformações com os eixos temáticos do Programa;

Orientar projetos de pesquisa de acordo com os arcos ocupacionais do Programa, círculos de diálogos, entre outras atividades pedagógicas;

Orientar os estudantes no tempo comunidade no desenvolvimento das atividades práticas, pesquisas nas comunidades, implementação de projetos produtivos;

Promover a integração do currículo com a realidade vivenciada pelos estudantes;

Participar do Planejamento coletivo semanal;

 

Participar das atividades de formação inicial e continuada estabelecida pelo Programa;

Atender ao calendário referente à turma em que atuará em regime de alternância (Tempo Escola e Tempo Comunidade).

 

Educador para Monitoramento do Acolhimento às crianças de 0 a 8 anos, filhos dos jovens atendidos pelo Programa.

Formação mínima em Nível Médio, na Modalidade Normal, conhecimentos básicos em desenvolvimento infantil; disponibilidade para trabalhar em regime de alternância.

Acolher e acompanhar as crianças; Realizar atividades educativas e lúdicas; Responsabilizar-se pela segurança das crianças.

Tradutor e Intérprete de Libras

Profissional com certificação no Exame Nacional para Certificação de Proficiência, no uso e ensino de Libras, tradução e interpretação de Libras, Português/Libras – Prolibras, ou com Licenciatura em Letras/Libras; Ser preferencialmente da rede estadual de ensino.

Atuar em sala de aula para realizar a interpretação por meio de linguagem de sinais; Coletar informações sobre conteúdo a ser trabalhado, para facilitar a tradução da língua no momento das aulas; Planejar, antecipadamente, junto ao professor responsável pela disciplina, sua atuação no trabalho a ser executado; Interpretar a linguagem de forma fiel, não alterando a informação a ser interpretada.

Coordenador de Turma

 

 

Formação em nível superior na área educacional, preferencialmente em licenciatura ou especialização em Educação do Campo e/ou especificidades regionais;

Experiência em Educação de Jovens e Adultos e em Educação do Campo;

Conhecimentos básicos em informática;

Disponibilidade de tempo para trabalhar em regime de alternância.

Realizar o acompanhamento pedagógico;

 

Cumprir as atribuições previstas no sistema de monitoramento, entre as quais, informar: mensalmente os educandos aptos e inaptos para receber o auxilio financeiro previsto;

Participar da formação continuada estabelecida pelo Programa;

Organizar e coordenar as reuniões de planejamento pedagógico junto aos educadores;

Apoiar a Coordenação Geral na ação de documentação dos educandos;

Sob a orientação da Coordenação Geral, realizar a avaliação dos conhecimentos construídos pelos educandos para estabelecer o processo de desenvolvimento do curso.